Rádio Cachoeiro Digital
Hospital EvangélicoSicoobCofrilCapel PeçasFardim TintasMestre da ObraSelitaDois Irmãos VeículosGrupo Armando PneusBom Gosto BuffetShopping SulSupermercado Para TodosHospital EvangélicoSicoobCofrilCapel PeçasFardim TintasMestre da ObraSelitaDois Irmãos VeículosGrupo Armando PneusBom Gosto BuffetShopping SulSupermercado Para Todos
Governo do Estado do Espírito Santo - Você sonha, nós incentivamosGoverno do Estado - O Governo do Espírito Santo investe para transformar suas ideias em conquistasGoverno do Estado - Cursos, capacitação, crédito e apoio para começar seu próprio negócio
Segurança

Monitoramento de agressores reforça proteção às mulheres no Espírito Santo

16/12/2025 às 08:11
Monitoramento de agressores reforça proteção às mulheres no Espírito Santo

As mulheres que vivem em Cariacica no Espírito Santo, passaram a contar com um novo reforço no enfrentamento à violência doméstica e de gênero. O município passou a integrar o serviço de monitoramento de agressores do Programa Mulher Segura, iniciativa do Governo do Estado voltada à ampliação da proteção às vítimas.

A medida faz parte das ações integradas do Estado para o combate à violência contra a mulher. Lançado em novembro, o monitoramento de agressores reúne esforços das Secretarias da Justiça (Sejus), da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e das Mulheres (SESM), além de outros órgãos da rede de proteção.

A inclusão no programa ocorre mediante decisão judicial. Com a autorização do juiz, o agressor passa a utilizar tornozeleira eletrônica, enquanto a mulher amparada por medida protetiva recebe um smartphone com tecnologia capaz de identificar a aproximação do autor da violência. Quando isso acontece, o sistema emite alertas sonoros e vibratórios, envia notificações à vítima e comunica imediatamente a Central de Monitoramento Eletrônico, instalada na Sejus.

O acompanhamento é realizado em tempo real pela Central de Monitoramento Eletrônico, que atua de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e com a Gerência de Proteção à Mulher (GPM) da Sesp. A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) é responsável pelo atendimento das ocorrências e pelo acompanhamento das mulheres inseridas no programa, por meio da Patrulha Maria da Penha.

O serviço começou a operar inicialmente em Vitória, com a previsão de expansão gradual para os demais municípios da Região Metropolitana, à razão de uma cidade por mês. No entanto, o cronograma foi antecipado e, em menos de um mês após o lançamento, o monitoramento já está ativo em quatro cidades: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, a ampliação do serviço demonstra o compromisso do governo com a proteção das mulheres. “A defesa da vida e da integridade das mulheres é uma prioridade. Antecipar a expansão do monitoramento de agressores reforça nosso empenho em oferecer mais segurança às vítimas e enfrentar o machismo estrutural que ainda persiste na sociedade”, afirmou.