Agronegócio do Espírito Santo lidera avanço do PIB em 2025

O agronegócio foi o principal motor do crescimento econômico do Espírito Santo em 2025, conforme aponta o Indicador Trimestral de PIB divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). No acumulado do ano até o terceiro trimestre, o setor agropecuário registrou expansão de 11,1%, o maior desempenho entre todos os segmentos da economia estadual.
O resultado foi impulsionado, sobretudo, pela expectativa de uma safra robusta de café conilon, cuja produção deve aumentar 30,5% em 2025. Mesmo com a previsão de queda de 14,7% na produção de café arábica, o volume expressivo do conilon garantiu fôlego à atividade rural e influenciou positivamente o desempenho econômico do estado.
Com a força do campo, o Produto Interno Bruto capixaba cresceu 3% no acumulado do ano, superando a média nacional, que ficou em 2,4%. Na comparação com o mesmo período de 2024, o Espírito Santo também apresentou desempenho superior ao do país, com crescimento de 2,6%, frente aos 1,8% registrados no cenário nacional.
Apesar da retração de 2,6% da agropecuária na comparação entre trimestres — movimento considerado sazonal após períodos de pico produtivo —, o setor manteve desempenho bem acima da indústria, que avançou 3,3% no ano, e dos serviços, com crescimento de 2,0%. A força do agronegócio impactou positivamente diversos outros segmentos, como comércio e transporte, ampliando seus efeitos sobre a economia capixaba.
O levantamento também aponta que o PIB nominal do Espírito Santo atingiu R$ 62,3 bilhões no terceiro trimestre de 2025. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o valor chegou a R$ 242 bilhões, resultado sustentado tanto pelo crescimento real da economia quanto pela variação dos preços.















