Capacita Espírito Santo promove qualificação de gestores e avanços na Lei de Incentivo ao Esporte

O Programa Capacita, voltado à formação de gestores, dirigentes e profissionais do esporte, trouxe nesta terça-feira (11) para Vitória (ES) debates sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. A capacitação segue até quarta-feira (12) e é organizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O curso oferece conteúdos sobre gestão e financiamento esportivo, com foco na elaboração, execução e administração de projetos, beneficiando atletas, dirigentes, profissionais de Educação Física e demais interessados.
O primeiro dia começou com o painel “Políticas Públicas de Esporte”, destacando a importância da qualificação de atletas, gestores e entidades para que os projetos incentivados sejam mais eficientes, transparentes e gerem impacto social. A modernização da gestão dos projetos da Lei de Incentivo ao Esporte envolve melhoria na governança, uso de ferramentas tecnológicas e fortalecimento do diálogo entre proponentes e patrocinadores.
O campeão olímpico de vôlei de praia, Alison Mamute, participou com a palestra “Esporte como ferramenta de transformação e superação”, ressaltando o papel do incentivo público e privado na trajetória de atletas e no fortalecimento da base esportiva.
O primeiro dia foi encerrado com a palestra “A Lei de Incentivo em Números”, ministrada por um especialista em políticas de fomento ao esporte e cultura, abordando dados e boas práticas na estruturação de projetos incentivados.
Na quarta-feira (12), o Capacita Espírito Santo seguirá com painéis sobre gestão esportiva, incluindo debates sobre o impacto de projetos esportivos e a aplicação de boas práticas em gestão, legado e resultados.
A atualização da Lei de Incentivo ao Esporte trouxe mudanças nos percentuais de dedução, categorização de projetos e tipos de despesas, exigindo maior atenção à governança, à transparência e à elaboração de projetos com metas claras, indicadores mensuráveis e orçamentos realistas, fortalecendo a sustentabilidade e a qualificação das iniciativas esportivas no país.















